Museu Índia Vanuíre termina semana de programação em homenagem aos indígenas

Publicado em: 22 de abril de 2021

Agenda virtual em celebração à 49ª Semana do Índio vai até o próximo domingo (25)

O Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, encerra, no próximo domingo (25), a programação em homenagem aos índios. Ao longo da semana, participe de atividades que visam à diversidade cultural indígena.

Você conhece o instrumento musical Mbaraká? Acompanhe nas redes sociais da instituição o depoimento do Guarani Elizeu, conhecido nas aldeias como Awá Djerowewé, que explica sobre a relação do Mbaraká com a espiritualidade Guarani Nhandewa.

Na terça-feira (20), o grupo Krenak, da Terra Indígena Vanuíre, exibe a brincadeira “Corrida de Maracá”, modalidade usada em jogos e gincanas indígenas que, além de proporcionar lazer e interação, promove a transmissão da cultura de geração em geração.

Além disso, na quarta-feira (21), o grupo mostra também o jogo “Arremesso de lança”, modalidade disputada em competições e gincanas indígenas. Conheça a brincadeira que envolve mulheres, homens, jovens e crianças.

Na quinta-feira (22), Chicão Terena da Aldeia Kopenoti apresenta ao público como é realizada a pintura corporal dos povos da sua região.

Já na sexta-feira (23), a indígena Lidiane Damaceno, Cacique da Terra Indígena Vanuíre, fala das ideias errôneas que os brancos têm sobre os índios e afirma que a cultura deles não é contrária à evolução e a tudo que é moderno.

No sábado (24), para dar início ao fim de semana, o Elizeu Terena fala sobre a rotina da aldeia Tereguá antes e pós-pandemia, além de abordar as ações que o grupo realiza para preservar as referências indígenas e o seu povo.

E, para finalizar a 49ª Semana do Índio, o domingo (25) ficará por conta do Guarani Nhandewa Tiago Oliveira, que compartilha conceitos sobre a Cosmologia do Guarani Nhandewa.

Programação geral do Museu Índia Vanuíre

Na quarta-feira (21), a educadora Gabriela ensina o passo a passo da confecção de um fantoche, utilizando materiais de fácil acesso, encontrados em casa. Não perca!

O domingo (25) também será de diversão para a criançada. A educadora Uiara ensina a fazer um telefone sem fio com materiais recicláveis.

O Museu possui um Plano de Sustentabilidade Ambiental cujo objetivo é promover reflexões e discussões sobre o tema. Pensando nisso, a equipe educativa realiza oficinas de baixo custo com materiais recicláveis, visando a valorização e a conscientização ambiental.

Como forma de continuar a disseminar a cultura, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma on-line pelas redes sociais e site (@museuindiavanuire e www.museuindiavanuire.org.br/culturaemcasa)

Alisson de Oliveira Formenti
baixar em alta resolução