Ir para o Conteúdo
  • aplique contraste

Museu Índia Vanuíre tem atividades especiais na 20ª Semana Nacional de Museus

Totalmente gratuitas, a programação traz rodas de conversa entre a equipe do museu, indígenas e visitantes, como forma de mostrar o trabalho produzido dentro da instituição que é referência no resgate, preservação e difusão das culturas indígenas

O Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, está engajada na 20ª Semana Nacional de Museus, realizada pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, de 16 a 22 de maio. Serão atividades simultâneas em várias instituições do país. Em 2022, o tema será “O poder dos museus”, destacando aspectos como preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de funções sociais e a criação de repertórios para o futuro.   Em Tupã (SP), a participação do Museu Índia Vanuíre terá programação especial para o evento. Na próxima segunda-feira (16), às 9h, pelas redes sociais, Tamimi Borsatto, gerente da instituição, vai falar sobre a representatividade da diversidade cultural e museológica.   Na terça-feira (17), das 9h às 11h, a equipe que atua na reserva técnica do museu fará palestra as ações preventivas de salvaguarda do acervo, destacando a importância desse trabalho para a memória cultural que está sob os cuidados dos espaços culturais.   Já na quarta-feira (18), das 14h às 16h, o setor educativo vai promover uma roda de conversa com o gestor do Museu Indígena, Akãm Orãm Krenak, localizado na Terra Indígena Vanuíre, destacando o poder dos museus na preservação de tradições e culturas indígenas.   No mesmo dia, das 19h15 às 20h15, por meio de uma parceria com a UNESPAR – Universidade Estadual do Paraná, a instituição participará de um encontro virtual que vai discutir o tema “Poder dos Museus: diálogos interinstitucionais”.   Além disso, na quinta-feira (19), das 11h às 12h, será realizado bate-papo sobre os processos de articulação entre setores do museu e a comunidade, nas realizações de ações, projetos e eventos.   Finalizando a programação, na sexta-feira (20), das 9h às 11h, o Museu Índia Vanuíre convida a Kaingang, Dirce Jorge, gestora do Museu Indígena Worikg, localizado na Terra Indígena Vanuíre, para falar sobre o poder dos museus na preservação de tradições e culturas indígenas. 

Visitação   O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h, sempre seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, incluindo a obrigatoriedade de apresentação de comprovante de vacinação completa. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).

Imagens relacionadas

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre


ATENDIMENTO À IMPRENSA:

Núcleo da Notícia
Assessoria de Imprensa – ACAM Portinari
www.gruponucleo360.com.br

André Luís Rezende – (16) 98142-4299
andrerezende@nucleodanoticia.com.br
Bruna Melo – (16) 99233-1823
bruna@nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br

régua de logos, com a logo da acam portinari, museu índia vanuíre, cultsp e governo do estado de são paulo

Todos os direitos reservados. © Museu Índia Vanuíre 2020.
string(0) ""