Museu Índia Vanuíre realiza Semana da Mulher Indígena

Publicado em: 3 de março de 2023

Totalmente gratuita e alusiva ao Dia Internacional das Mulheres, as atividades trazem depoimentos sobre conquistas femininas ao longo dos anos

As mulheres indígenas desempenham historicamente um papel fundamental como agentes de mudança nas famílias, comunidades e na vida de seus povos. Sendo assim, o Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, apresentará, de 7 a 10 de março, histórias de mulheres indígenas do Oeste de São Paulo, destacando iniciativas e desafios enfrentados por elas ao longo dos anos.

Por isso, na próxima semana, sempre às 9h e às 14h, o espaço cultural vai receber representantes das etnias Kaingang, Krenak e Terena, em um bate-papo que abordará as mulheres na preservação da cultura tradicional indígena. Na terça-feira (7), a roda de conversa será com a Deolinda Pedro, já na quarta-feira (8), será a vez da Susilene Deodato e a quinta-feira (9) ficará por conta de Fabiana Damaceno.

Além disso, na sexta-feira (10), nos mesmos horários, Dirce Jorge, da etnia Kaingang, pajé e gestora do Museu Indígena Worik, vai compartilhar sua experiência sobre os conhecimentos adquiridos de seus ancestrais e transmitidos para novas gerações.

Visitação

O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).

Museu Índia Vanuíre
baixar em alta resolução