Museu Índia Vanuíre realiza programação em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas

Publicado em: 3 de agosto de 2016

O Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo administrada em parceria com a ACAM Portinari, promove a quinta edição da Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas. A programação apresentará ao público uma série de documentários sobre o modo de vida atual dos indígenas e proporcionará o contato direto com os moradores da terra indígena Vanuíre.

De acordo com a gerente da instituição, Tamimi Borsatto, essa é mais uma das ações que o Museu realiza ao longo do ano, fortalecendo a sua missão de promover um estreitamento entre a cultura indígena e não indígena, desmistificando estereótipos e fortalecendo a identidade e a cultura dos moradores da Terra Indígena Vanuíre.

“O objetivo da Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas é aproveitar a data de 9 de agosto para ampliar reflexões sobre as questões indígenas na atualidade. A Semana Tupã é uma oportunidade de conhecimento, desfazendo estruturas que consolidam ideias errôneas e limitadas sobre os índios no Brasil e os indígenas presentes na região”, explica a gerente.

A programação foi criada em 2012, durante a rememoração os 100 Anos da “pacificação” Kaingang no oeste de São Paulo, trazendo a luz das discussões atuais o processo de colonização do Oeste de São Paulo e os impactos paraos Kaingang da região.

Serviço:
V Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas
Período:
de 9 a 12/8/2016

Índio no Museu Especial Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas – Kaingang José  da Silva Campos
Data: 9/8/2016
Horário: das 9h às 16h

Cine Museu em Celebração a Semana Internacional dos Povos Indígenas – Primeiros Contatos
Data: 10/8/2016
Horário: às 9h e às 14h

Cine Museu em Celebração a Semana Internacional dos Povos Indígenas – Nossas Terras
Data: 11/8/2016