• aplique contraste

Museu Índia Vanuíre realiza programação cultural e gratuita para todos os públicos

Publicado em: 18 de março de 2022

Presenciais e online, atividades trazem jogo da memória, exposições com ilustrações do artista José Lanzellotti e apresentação de documentário sobre os direitos das mulheres indígenas

A ação “Família no Museu”, desenvolvida pelo Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, realiza, neste sábado (19) e no domingo (20), das 10h às 16h, um jogo da memória alusivo às obras de José Lanzellotti, artista que retratou o cotidiano de diversos povos indígenas do Brasil na primeira metade do século XX.

O público pode aproveitar a oportunidade para visitar a exposição “José Lanzellotti, olhar de um artista”, em cartaz temporariamente na instituição. Outra dica é conhecer mais obras por meio da mostra virtual “José Lanzellotti – o Debret do Século XX”, disponível no site do Museu.

Entre as peculiaridades retratadas nos desenhos do artista, destacam-se pinturas corporais, adornos, técnicas artesanais, instrumentos de caça e de tecelagem, além de um mapa com a localização dos povos indígenas, como os Bororo, Karajá, Kamayurá, Kayapó, Kaxinawá, Moré e Witoto.

Além disso, na próxima sexta-feira (25), no auditório do Museu Índia Vanuíre, das 9h e às 14h, a ação “Cultura e Questões Indígenas em Foco” vai apresentar o documentário “Mulheres Indígenas: Vozes por Direitos e Justiça”, lançado pela ONU Brasil em março de 2018. O vídeo recupera alguns momentos do diálogo entre mulheres indígenas e as Nações Unidas em torno da articulação pelos direitos humanos e em defesa dos povos e seus territórios. E para garantir o conhecimento dos que não poderão participar presencialmente, a instituição vai compartilhar esse conteúdo também pelas redes sociais, no mesmo dia, às 9h.

Visitação

O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h, sempre seguindo todos os protocolos de segurança sanitária. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).

Imagens relacionadas


baixar em alta resolução


ATENDIMENTO À IMPRENSA:

Núcleo da Notícia
Assessoria de Imprensa – ACAM Portinari
www.gruponucleo360.com.br

André Luís Rezende – (16) 98142-4299
andrerezende@nucleodanoticia.com.br
Bruna Melo – (16) 99233-1823
bruna@nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br

regua-de-logos-museu-india-vanuire-governo-sp

Todos os direitos reservados. © Museu Índia Vanuíre 2020.