Museu Índia Vanuíre oferece programação cultural durante todo o mês de março

Publicado em: 21 de março de 2016

Oficinas, documentário, interação com a comunidade indígena e exposições temáticas são algumas das atividades da instituição cultural para a temporada; todas são gratuitas

Em março, a agenda do Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo administrada em parceria com a ACAM Portinari, está recheada de atrações que buscam atingir diferentes públicos. São oficinas, sessões de vídeo, roda de conversa, mostras temporárias, além das programações inclusivas, destinadas a grupos da terceira idade e entidade que atende pessoas com deficiência.

Aos finais de semana, das 9h às 16h, os visitantes são contemplados com as “Oficinas para Famílias”. O tema do período é o Galo de Barcelos, elemento da cultura portuguesa trazido pelos imigrantes. No dia 23, às 10h e às 14h, será apresentado o “Em Cartaz no Museu” com o documentário “Quem são Eles”, que relata a visão das pessoas, os estereótipos e ideias pré-concebidas sobre as comunidades indígenas.

O “Aguçando as Memórias” (8 e 22) e o “Museu e Cidadania” (9, 16 e 23) fazem parte da programação inclusiva da instituição, que acontece todos os meses. O primeiro é voltado para o grupo da terceira idade de Tupã  para que eles se sintam ativos e participativos no contexto social, além de manter viva a troca de saberes e a memória oral. No segundo, os pacientes da Clínica Dom Bosco recebem atendimento especifico para compreenderem o acervo e as mostras temporárias e ainda participam de oficinas criativas.

“As nossas atividades são sempre vinculadas à cultura e formação da memória local, seja pelos indígenas ou pelos imigrantes. O objetivo é oferecer uma programação abrangente e inclusiva, com ações para o visitante da instituição, mas também para os diferentes grupos da comunidade, buscando aproximá-los de nossos conteúdos para formar novos públicos para a área cultural como um todo”, explica a gerente do equipamento, Tamimi Rayes Borsatto.

Já os alunos da escola estadual Luiz de Souza Leão receberão, no dia 23, a equipe da instituição para a “Oficina Como Funciona um Museu”. Serão apresentadas as etapas do trabalho no Índia Vanuíre e a importância da preservação do patrimônio. O Museu ainda oferece quatro exposições temporárias com temas e abordagens variadas: “O Olhar de Hercule Florence Sobre os Índios Brasileiros”, “Coleção Colecionismo”, “Tupã Antiga” e “A Presença do Movimento Negro em Tupã”.

O Museu Índia Vanuíre está localizado à Rua Coroados, nº 521, centro. o horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 17h, e a entrada é gratuita. Para acompanhar a programação, acesse www.museuindiavanuire.org.br ou facebook.com/museuindiavanuire.

Serviço:

Museu H. P. Índia Vanuíre
Local:
Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro
Horário: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h
Entrada: gratuita

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br