Museu Índia Vanuíre incentiva a inclusão de deficientes e idosos no espaço cultural

Publicado em: 27 de março de 2019

Atividades gratuitas acontecem na próxima semana e são abertas ao público

O acesso à cultura é um direito do cidadão e para promover, ainda mais, o contato com o conhecimento e o entretenimento, o Museu Índia Vanuíre – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela a ACAM Portinari – realiza diversas atividades para inclusão de idosos e deficientes.

Uma das práticas será na próxima terça-feira (2/4) com o projeto Aguçando as Memórias que promove o desenvolvimento da capacidade, da potencialidade e dos saberes das pessoas senis. A técnica fará com que os participantes produzam uma poesia escrita por meio de um sorteio de palavras. “O método é para que eles revivam bons momentos de suas trajetórias e enxerguem a vida de uma maneira positiva e recuperem a autoestima pelas lembranças afetivas”, explica Tamimi Borsatto, gerente dos equipamentos.

A programação de abril também contempla a ação sociocultural O Olhar é o Sentir pelas Mãos, em parceria com o Programa Vida Iluminada – Unimed, que inclui deficientes visuais nas visitas ao Museu. “A ideia é despertar nos cegos, e também na equipe que os receber, momentos de aprendizado e reflexões sobre a vida cotidiana com as limitações”, diz Tamimi. Ainda, será promovido um bate-papo com um indígena, no qual os participantes poderão conhecer um pouco mais sobre essa cultura.

“Essa fusão com a atividade ‘Saberes e Fazeres Indígenas’ é uma resposta ao esforço empreendido pelas comunidades indígenas de todo o país, no que diz respeito à preservação e transmissão da memória, será uma forma de estender para além do dia 19 de abril a celebração do Dia do Índio e, simultaneamente, integrar esse novo público”, finaliza a gerente.

Mais informações sobre a programação pelo telefone (14) 3491-2333 ou pessoalmente no Museu.

Serviço:

Aguçando as Memórias

Data: 2 de abril de 2019

Horário: terça-feira, das 14h às 15h30

Saberes e Fazeres Indígenas

Data: 5 de abril de 2019

Horário: sexta-feira, das 9h às 16h

O Olhar é o Sentir pelas Mãos

Data: 5 de abril de 2019

Horário: sexta-feira, das 13h às 16h

Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, 521 – Tupã/SP)

Informações: (14) 3491-2333