Ir para o Conteúdo
  • aplique contraste

Museu Índia Vanuíre exibe documentário “A Mãe do Brasil é Indígena”

Publicado em: 23 de fevereiro de 2023

Totalmente gratuita, a programação também traz quebra-cabeça temático sobre as etnias Kaingang e Krenak, exposições, dica de leitura indígena e curiosidades pelas mídias sociais

Nesta sexta-feira (24), às 9h e às 14h, o auditório do Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, será palco de mais uma edição do “Cultura e Questões Indígenas em Foco”, exibindo o documentário “A Mãe do Brasil é Indígena”, segundo episódio da série “Maracá – Emergência Indígena”.

Além disso, sábado (25) e domingo (26), às 10h às 16h, o projeto “Família no Museu” destaca atividades lúdicas e reflexivas por meio de um jogo de quebra-cabeça temático, visando estimular nos participantes a interação cultural familiar e histórica sobre as etnias Kaingang e Krenak.

O público também pode aproveitar para conhecer a exposição “Pinturas em tela – Projeto Aguçando as Memórias 2022”. São 18 telas com temas de frutas e flores, todas produzidas por participantes do projeto “Aguçando as Memórias”, que tem os idosos como público-alvo. E ainda visitar a mostra “Cerâmica Terena: Preservando a Memória e a Tradição”, com peças confeccionadas pelos povos Terena, habitantes de terras indígenas no interior de São Paulo e no Mato Grosso do Sul. São objetos como panelas, jarros, moringas e esculturas, entre outros acervos.

Aos sábados, o Museu Índia Vanuíre sempre indica uma obra interessante para o público das redes sociais. São publicações relacionadas à temática do Museu e de fácil acesso por meio de livrarias online ou e-books gratuitos. Nesse sábado (25), às 12h, a dica será o livro “Círculos de coca e fumaça”, de Danilo Paiva Ramos, parte da coleção Mundo Indígena, ensaio que se concentra nas rodas noturnas dos Hupd’äh, onde a ingestão de coca e tabaco é compartilhada com mitos e histórias da mata.

A instituição abriga um acervo expressivo que reúne peças da história da cidade, além de objetos e artefatos de diversos povos indígenas brasileiros. Com objetivo de levar ao público um pouco da riqueza desse acervo, o museu apresenta, às segundas-feiras, informações e curiosidades sobre a coleção. Na próxima segunda (27), às 12h, as redes sociais vão compartilhar a imagem de uma arma de arremesso manual, que pertenceu aos povos Krenak.


Visitação

O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).

Imagens relacionadas


Museu Índia Vanuíre
Alisson de Oliveira Formenti
baixar em alta resolução


ATENDIMENTO À IMPRENSA:

Núcleo da Notícia
Assessoria de Imprensa – ACAM Portinari
www.gruponucleo360.com.br

André Luís Rezende – (16) 98142-4299
andrerezende@nucleodanoticia.com.br
Bruna Melo – (16) 99233-1823
bruna@nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br

régua de logos, com a logo da acam portinari, museu índia vanuíre, cultsp e governo do estado de são paulo

Todos os direitos reservados. © Museu Índia Vanuíre 2020.
string(0) ""