Museu Índia Vanuíre empresta acervo para a exposição ‘Urubu Ka’apor’ do Museu de Arte Sacra de São Paulo

Publicado em: 16 de março de 2018

A divulgação da cultura indígena é uma das prioridades do Museu Índia Vanuíre e, como tal, deve ser feita não apenas na região onde a instituição está localizada, como também em outras partes do Estado de São Paulo e do país. Tendo isso como diretriz, o Museu promove a difusão da cultura por meio de suas exposições itinerantes e com o empréstimo de itens do seu acervo para instituições parceiras comporem suas mostras.

Mediante a solicitação do Museu de Arte Sacra de São Paulo no final do ano de 2017, foi enviado um conjunto de artefatos do povo Ka’apor (ou Urubu Ka’apor) para a realização de uma montagem que apresenta várias etnias brasileiras. As cinco peças cedidas representam utilitários, armas e adornos corporais do povo Ka’apor – sendo um labrete (enfeite labial), um saiote, um fuso (bobina de madeira que serve para fiar), um arco e uma flecha.

Elas foram retiradas em 10 de janeiro de 2018 por uma funcionária da área técnica da instituição da capital, seguindo as orientações da política de acervo do Museu Índia Vanuíre no que diz respeito a empréstimos e seus procedimentos. Os itens foram devidamente acondicionados para o deslocamento, acompanhados de um laudo de conservação previamente feito pela equipe da reserva técnica.

A exposição do Museu de Arte Sacra  faz parte das comemorações do aniversário de São Paulo e exibe adornos e objetos litúrgicos e cerimoniais de diversas etnias do Brasil. A participação do acervo do Museu Índia Vanuíre nessa mostra tem grande relevância, no sentido de divulgar a cultura indígena e o acervo do Museu.

A “Urubu Ka’apor” está localizada na Sala MAS, no Metrô Tiradentes, em São Paulo. Ela foi aberta em 25 de janeiro e permanecerá até 4 de março. Pode ser vista de terça-feira a domingo, das 9h00 às 17h00.