Ir para o Conteúdo
  • aplique contraste

Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), promove exposição virtual de grafismos indígenas

Publicado em: 8 de março de 2024

Exposições temporárias presenciais também fazem parte da programação no mês de março



Divulgação/Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre

Com a proposta de democratizar e levar a cultura e memória indígenas para além dos muros da instituição, o Museu Índia Vanuíre, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Tupã (SP), destaca em seu site a mostra virtual “Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista”.

Pelo computador e celular, é possível conferir as produções, cuja curadoria foi cuidadosamente conduzida pelas mãos dos artistas indígenas, fortalecendo a representação autêntica de suas culturas e visões. A proposta é que a exposição virtual seja uma fonte de conhecimento e sensibilização para todos os públicos.

Além da exposição, a segunda parte do curso para professores oferecido pela instituição e mostras temporárias presenciais também são destaques da programação para os próximos dias. Confira, abaixo, a agenda completa.

Mostra virtual: “Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista”

A exposição“Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista” ganha uma versão virtual no site do Museu Índia Vanuíre. A mostra destaca a riqueza cultural das etnias Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá.

Além do aspecto estético, a exposição é um compromisso de respeito e preservação cultural. Ela desafia estereótipos, amplia identidades e convida a explorar as histórias, tradições e valores transmitidos por essas expressões artísticas.

O diálogo intercultural é o alicerce dessa exposição, em que diferentes povos indígenas compartilham seus conhecimentos, histórias e experiências, criando um ambiente acolhedor e enriquecedor de aprendizado mútuo. A curadoria é cuidadosamente conduzida pelas mãos dos artistas indígenas, fortalecendo a representação autêntica de suas culturas e visões.


Data:
de 01 a 31 de março
Onde: site do Museu Índia Vanuíre (museuindiavanuire.org.br/exposicao-virtual-grafismos)


Aguçando as memórias

“Aguçando as Memórias” é um projeto que busca valorizar e integrar os idosos à sociedade, reconhecendo sua contribuição cultural. Em encontros dedicados à culinária indígena, os participantes aprenderão técnicas de preparo do Bolo de Mandioca Kaingang e terão a oportunidade de explorar a culinária tradicional Krenak.

Ao final, haverá rodas de conversa para discutir a influência da alimentação indígena na culinária brasileira. O projeto promove não apenas o resgate de memórias gustativas, mas também o diálogo intercultural entre diferentes gerações.

Data: 12 de março (terça-feira)

Horário: das 15h às 16h30
Informações: (14) 3491-2333

Museu Jovem


O projeto destina-se a pessoas em situação de vulnerabilidade e visa promover o pertencimento e resgate de memórias por meio de atividades educacionais culturais com base no acervo do museu.

Neste mês, em comemoração ao Dia Mundial da Água, os participantes criarão dedoches em formato de gota e participarão de uma roda de conversa sobre a importância e preservação da água. O objetivo é conscientizar sobre esse recurso vital para nossas vidas e para o planeta.

Data: 14 de março (quinta-feira)

Horário: das 9h às 10h
Informações extras: (14) 3491-2333


Curso para professores

Na quarta-feira (13), acontece o segundo encontro com os professores da Rede Municipal de Ensino de Tupã (SP). Os educadores conduzirão uma apresentação focada na história do município de Tupã, incluindo a narrativa da chegada do fundador. O programa visa fortalecer a parceria entre o Museu Índia Vanuíre e as escolas locais, enriquecendo o aprendizado dos alunos e promovendo uma maior integração entre a comunidade educativa e o patrimônio cultural da região.

Datas: 13 de março (quarta-feira)

Horário: das 17h30 às 19h

Curiosidades do acervo

O Museu Índia Vanuíre abriga um acervo expressivo com peças sobre a história da cidade, objetos e artefatos de diversos povos indígenas do Brasil. Com o objetivo de levar ao público um pouco da riqueza da coleção, o museu apresenta informações e curiosidades do acervo todas as segundas-feiras do mês em suas redes sociais.

Data: 11 de março (segunda-feira)

Horário: às 12h
Local: redes sociais do museu

Instagram: @museuindiavanuire

Facebook: /museuindiavanuire

Twitter: /mhindiavanuire/

Exposições temporárias

O Museu Índia Vanuíre conta com várias exposições temporárias neste mês de março. Elas acontecem de terça-feira a domingo, das 9h às 18h.

“Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista”

Versão da exposição para visita presencial, que destaca a riqueza cultural das etnias Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá. A exposição é um compromisso de respeito e preservação cultural. Ela desafia estereótipos, amplia identidades e convida a explorar as histórias, tradições e valores transmitidos por essas expressões artísticas.

“Cerâmica Terena: Preservando a Memória e a Tradição”

A exposição apresenta peças produzidas pelos povos Terena, habitantes das terras indígenas Icatu, em São Paulo, e Cachoeirinha, no Mato Grosso do Sul. São peças como panelas, jarros, moringas e esculturas, entre outros objetos. Algumas cerâmicas já fazem parte do acervo do museu, doados ainda em 1970; já outras obras contemporâneas foram adquiridas ao longo dos anos.

Além de especificidades da cerâmica Terena, a mostra também destaca depoimentos que valorizam e retratam as relações estabelecidas a partir da história, memória, cotidiano, transmissão do conhecimento entre gerações e a manutenção da tradição como um elo entre o passado e o presente.

“Caminhos Inclusivos: A Arte Transformadora”

A exposição reúne uma coleção de bonecas africanas confeccionadas com materiais recicláveis. As obras singulares foram criadas a partir de duas iniciativas inspiradoras: o projeto “O Olhar é o Sentir pelas Mãos”, que envolve pessoas cegas na criação das bonecas, e o projeto “Aguçando as Memórias”, que conta com a participação ativa de idosos na concepção das obras de arte.


Ingresso voluntário

O Museu Índia Vanuíre convida o público a fazer parte da história da instituição e a contribuir para perpetuar as ações culturais e sociais desenvolvidas com a comunidade de Tupã e demais visitantes.

Uma das formas para promover sua sustentabilidade de maneira inclusiva foi a adoção de um o modelo de ingresso voluntário – conhecido no mundo todo como PWYW – do inglês “pay what you want” (pague o que quiser), que entrou em vigor em junho de 2017. A entrada ao equipamento continua sendo livre, mas, ao final da visita, o público é convidado a reverter para a instituição o valor que quiser, se puder.

A forma de arrecadação é uma maneira de remover a barreira da entrada e inspirar a generosidade das pessoas no sentido de contribuir com iniciativas culturais. Para a efetivação da doação, foi criado no museu um local específico que mostra ao interessado a diversidade de ações sociais e educativas realizadas pela unidade.

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre

Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma instituição do Governo do Estado administrada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo em parceria com a ACAM Portinari – Organização Social de Cultura.

Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo, com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importantes coleções etnográficas do país que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras.

Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h; quintas, das 9h às 20h.

Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP  

Instagram: @museuindiavanuire

Facebook: /museuindiavanuire/

Informações

(14) 3491-2202

contato@museuindiavanuire.org.br

ACAM Portinari – Organização Social de Cultura
Assessoria de Imprensa

Fabiano Cruz

(16) 98257-0231

imprensa@acamportinari.org

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas
Assessoria de Imprensa (11) 3339-8062 / (11) 3339-8064

(11) 99370-2761 – Plantão

imprensaculturasp@sp.gov.br Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

régua de logos, com a logo da acam portinari, museu índia vanuíre, cultsp e governo do estado de são paulo

Todos os direitos reservados. © Museu Índia Vanuíre 2020.
string(0) ""