Museu Índia Vanuíre é opção de atividade cultural no feriado prolongado; confira a programação

Publicado em: 28 de março de 2024

Instituição em Tupã (SP) tem exposições com temas indígenas e divulga curiosidades do acervo nas redes sociais

Divulgação/Museu Índia Vanuíre

O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Tupã (SP), abre todos os dias do feriado da Paixão de Cristo. É uma ótima oportunidade de conferir exposições com temáticas indígenas e aproveitar momentos especiais em família.

Pelas redes sociais do museu, também pode ser conferida uma série de curiosidades sobre o acervo da instituição. Confira, abaixo, a programação completa.

Família no Museu

O Museu Índia Vanuíre desenvolve atividades que combinam diversão e reflexão para promover a integração das famílias com o ambiente museológico. Essas atividades acontecem aos finais de semana e, neste mês de março, a iniciativa está centrada na exposição de longa duração “Tupã Plural”.

Por meio de um jogo da memória temático, a equipe educativa do museu introduz os visitantes à rica e complexa questão indígena, especialmente explorando o segundo módulo “Aldeia Indígena”, que foca no povo Krenak e busca estimular uma interação profunda com sua história e cultura.

Datas: 30 e 31 de março (sábado e domingo)

Curiosidades do acervo

O Museu Índia Vanuíre abriga um acervo expressivo com peças sobre a história da cidade, objetos e artefatos de diversos povos indígenas do Brasil. Com o objetivo de levar ao público um pouco da riqueza da coleção, o museu apresenta informações e curiosidades do acervo todas as segundas-feiras do mês em suas redes sociais.

Data: 1º de abril (segunda-feira)

Horário: às 12h
Local: redes sociais do museu

Instagram: @museuindiavanuire

Facebook: /museuindiavanuire

Twitter: /mhindiavanuire/

Saberes e Fazeres Indígenas

O projeto “Saberes e Fazeres Indígenas” é uma atividade mensal que promove o diálogo entre um indígena convidado e o público do Museu Índia Vanuíre. A atividade busca valorizar e preservar a transmissão da memória indígena às futuras gerações. O convidado deste mês é o Kaingang Zeca, da Terra Indígena Vanuíre.

Data: 5 de abril (sexta-feira)

Exposições temporárias

As exposições temporárias continuam no mês de abril. Elas acontecem de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Confira, abaixo, quais estão abertas para visitação.

“Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista”

Versão da exposição para visita presencial, que destaca a riqueza cultural das etnias Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá. A exposição é um compromisso de respeito e preservação cultural. Ela desafia estereótipos, amplia identidades e convida a explorar as histórias, tradições e valores transmitidos por essas expressões artísticas.

“Cerâmica Terena: Preservando a Memória e a Tradição”

A exposição apresenta peças produzidas pelos povos Terena, habitantes das terras indígenas Icatu, em São Paulo, e Cachoeirinha, no Mato Grosso do Sul. São peças como panelas, jarros, moringas e esculturas, entre outros objetos. Algumas cerâmicas já fazem parte do acervo do museu, doados ainda em 1970; já outras obras contemporâneas foram adquiridas ao longo dos anos.

Além de especificidades da cerâmica Terena, a mostra também destaca depoimentos que valorizam e retratam as relações estabelecidas a partir da história, memória, cotidiano, transmissão do conhecimento entre gerações e a manutenção da tradição como um elo entre o passado e o presente.

Ingresso voluntário

O Museu Índia Vanuíre convida o público a fazer parte da história da instituição e a contribuir para perpetuar as ações culturais e sociais desenvolvidas com a comunidade de Tupã e demais visitantes.

Uma das formas para promover sua sustentabilidade de maneira inclusiva foi a adoção de um o modelo de ingresso voluntário – conhecido no mundo todo como PWYW – do inglês “pay what you want” (pague o que quiser), que entrou em vigor em junho de 2017. A entrada ao equipamento continua sendo livre, mas, ao final da visita, o público é convidado a reverter para a instituição o valor que quiser, se puder.

A forma de arrecadação é uma maneira de remover a barreira da entrada e inspirar a generosidade das pessoas no sentido de contribuir com iniciativas culturais. Para a efetivação da doação, foi criado no museu um local específico que mostra ao interessado a diversidade de ações sociais e educativas realizadas pela unidade.

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre

Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma instituição do Governo do Estado administrada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo em parceria com a ACAM Portinari – Organização Social de Cultura.

Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo, com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importantes coleções etnográficas do país que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras.

Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h; quintas, das 9h às 20h.

Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP

Instagram: @museuindiavanuire