• aumente a fonte
  • diminua a fonte
  • aplique contraste

Museu Índia Vanuíre apresenta o primeiro episódio da série “Maracá – Emergência Indígena”

Publicado em: 24 de junho de 2021

Contação de história (25) e confecção de boneca japonesa (27) também fazem parte da programação; on-line e gratuita

Esta semana, a agenda do Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, está com atrações virtuais para crianças e adultos. Acompanhe contações de história, exibição de série indígena, dica de leitura e oficina cultural.

Você sabia que no dia 25 de junho é celebrado o Dia do Imigrante? Em comemoração à data, a instituição apresenta conceitos sobre a história dos imigrantes espanhóis que viveram em Tupã e contribuíram com o desenvolvimento e a construção identitária da cidade. Será na sexta-feira (25), às 15h, nas redes sociais. Não perca!

Além disso, ainda na sexta-feira, o programa “Cultura e Questões Indígenas em Foco” exibe, às 12h, o “Plano de Cura”, primeiro episódio da série que resultou da live “Maracá – Emergência Indígena”. Uma mobilização nacional e internacional realizada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) em prol dos povos indígenas do país durante a pandemia.

Todos os sábados, o Museu Índia Vanuíre indica uma obra interessante para o público que o acompanha pelas redes sociais da instituição. Quer saber qual será a dica de leitura para este fim de semana? No sábado (26), às 12h, o equipamento conta para vocês.

Já no domingo (27) tem oficina para a criançada. Às 12h aprenda a confeccionar uma boneca tradicional do Japão, utilizando materiais recicláveis e de fácil acesso. Divirta-se em família.

Conheça o padroeiro de Tupã – SP, apresentado pela gerente do Museu Tamimi Borsatto, em uma história de como o fundador da cidade, Luiz de Souza Leão, escolheu o padroeiro. Será na terça-feira (29), às 15h.

E para encerrar os depoimentos sobre o “Desfile das Kunhã Tain Porã e dos Kunumin Porã”, na quarta-feira (30), às 15h, o professor Guarani-Nhandewa Vanderson Lourenço falará sobre as suas perspectivas para o futuro.

Como forma de continuar a disseminar a cultura, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma on-line pelas redes sociais e site (@museuindiavanuire e www.museuindiavanuire.org.br/culturaemcasa)

Imagens relacionadas


Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Alisson de Oliveira Formenti
baixar em alta resolução



Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Alisson de Oliveira Formenti
baixar em alta resolução
regua-de-logos-museu-india-vanuire-governo-sp

Todos os direitos reservados. © Museu Índia Vanuíre 2020.