Museu Índia Vanuíre apresenta exposição autonarrativa Kaingang durante o Encontro Paulista de Museus

Publicado em: 16 de julho de 2018

A 10º edição do evento será de 18 a 20 de julho, no Memorial da América Latina, e recebe representantes de instituições culturais do Brasil e do mundo

No dia 19 de julho (quinta-feira), às 8h00, o público do 10º Encontro Paulista de Museus (EPM) poderá conhecer mais sobre a primeira exposição autonarrativa Kaingang, feita pelo Museu Índia Vanuíre – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerida em parceria com a Organização Social de Cultura ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) – e pelo grupo de moradores da etnia na terra indígena Vanuíre, localizada em Arco-Íris (SP).

A mostra “Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang – de Geração em Geração”, produzida em 2015, estará disponível em uma sessão ao vivo de aproximadamente sete minutos para apresentação e outros 30 minutos para interações do público, no Foyer do Auditório Simón Bolívar.

“Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang – de Geração em Geração”

A produção do material foi uma demanda do próprio grupo indígena, que buscava expor sua visão sobre a confecção da cerâmica tradicional de sua etnia e, dessa forma, de sua preservação para as futuras gerações. A curadoria foi do indígena José da Silva Campos. e permaneceu em cartaz na instituição de julho a outubro de 2015, retornando em maio de 2016 e permanecendo até junho de 2018.

Todos os textos da mostra “Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang – de Geração em Geração” são bilíngues (Kaingang e português). A exibição da filmagem de todo o processo de construção dos artesanatos, com a narração dos próprios indígenas, faz parte do material exposto. Nele, o público pode conferir desde as ferramentas utilizadas para a confecção das cerâmicas (pilão, cabaça e pinça) até a finalização das peças.

Os objetos e as imagens fotográficas compuseram a montagem e proporcionaram um panorama mais detalhado da especificidade da técnica usada pelos Kaingang e da importância da exposição para preservação e difusão dessa cultura.

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, Tupã (SP)

Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma instituição Governo do Estado administrada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo em parceria com a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), Organização Social de Cultura, com sede em Brodowski (SP). Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo, com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena, possuindo uma das mais importantes coleções etnográficas do país que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras.

Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari – ACAM Portinari, Brodowski (SP)

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, três instituições museológicas no interior pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

Serviço:

10º Encontro Paulista de Museus

Datas: 19/07/2018

Local: Memorial da América Latina – Portão 15 (Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 145 – Barra Funda – São Paulo/SP)

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre

Endereço: Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã (SP) – CEP: 17 600-010 Telefone: (14) 3491.2333

Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h

Entrada: ingresso voluntário

contato@museuindiavanuire.org.br

www.museuindiavanuire.org.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/museuindiavanuire

TWITTER: http://twitter.com/mhindiavanuire