Tipoia trançada Metyktire

“Tipoias são faixas usadas a tiracolo para carregar crianças pequenas, podendo, muitas vezes, como transparece neste exemplar, constituir-se também em ornato cerimonial. De palha de palmeira com trançado decorativo geométrico na cor natural e pinceladas tingidas em negro, os conjuntos de pingentes compõem-se de metades de cocos de tucum e plumas vermelhas de arara-canga suspensos por cordéis de fios de algodão. Presta-se este artefato, desse modo, a dupla função: meio de transporte e adorno corporal do tórax”¹. Essa tipoia foi confeccionada pelo povo Metyktire, que é um subgrupo pertencente aos Kayapó.

¹Sonia Dorta;
Fotografia de Wagner Souza e Silva.