Tanga de miçangas

“Espécie de avental usado pelas mulheres para cobrir as partes pudendas. É tecido em tear tipo Ucaiali, ou tear em arco, com fio de algodão e contas de vidro. Apresenta feitio de triângulo isósceles e varia de tamanho segundo se destine a mulheres adultas ou a meninas. A variedade de padrões é muito grande, sendo adornado na orla com franjas de algodão, tufos de plumas ou guizos sonoros de sementes, cocos e asas de besouro”¹. “Tanga de miçangas, de forma trapezoidal, tecida em tear em arco, com fios de algodão e contas de vidro. As franjas nas bordas laterais são guarnecidas com pingentes sonoros de sementes suspensas por fios de contas. Padrões decorativos geométricos ocupam toda a extensão da veste, usualmente feita por mulheres e por elas usadas em danças e outras diferentes ocasiões festivas. Provavelmente de etnia norte-amazônica de família linguística Karib”².

¹RIBEIRO, Berta G. Dicionário do Artesanato Indígena, p. 182;
²Sonia Dorta;
Fotografia de Wagner Souza e Silva.