Pente singelo de duas hastes Karajá

Pente singelo de duas hastes em madeira, série paralela de taliscas de madeira pontiagudas unidas entre si por trançado de seda de buriti e linha de algodão em motivos geométricos. “Os pentes singelo de duas hastes em geral são elaborados com hastes de madeira e dentes provenientes de espinho de tucum. A entramação, funcional e decorativa, é trabalhada com fios de algodão, fios de idêntico material mesclados com fios de seda de buriti ou somente estes, usados tanto na cor natural quanto tingidos em tonalidades do marrom ao negro. Os adereços plumários dos pentes aqui representados originam-se basicamente de plumas de araras, colhereiros, garças e papagaios. Os pentes, sobretudo os de entramação de seda de buriti, constituem-se em importante item de comércio”¹.

¹Sonia Dorta;
Fotografia de Wagner Souza e Silva.