• aplique contraste

I Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus em Tupã

Publicado em: 11 de maio de 2012

Evento sediado no Museu Índia Vanuíre discutiu a relação entre museus e o patrimônio cultural indígena; entre os palestrantes estiveram pesquisadores da Itália, México, Argentina e Estados Unidos, além de ilustres pesquisadores nacionais de diferentes universidades

O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, administrada em convênio com a ACAM Portinari, foi palco do I Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus e III Seminário Museus, Identidades e Patrimônio Cultural, realizado em parceria com o Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE), de 1 a 3 de maio.

Para discutir a relação entre museus e o patrimônio cultural indígena, o encontro reuniu cerca de 80 profissionais da museologia, pesquisadores e a própria comunidade indígena, dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná. O secretário de Estado da Cultura, Marcelo Araujo acompanhou o evento juntamente com os palestrantes, nomes reconhecidos na área museológica do Brasil, Itália, Estados Unidos, México e Argentina.

“A grandiosidade e a qualidade do evento se fizeram presente e perceptível pelo nível e conhecimento dos palestrantes, escolhidos a dedo dentro da modalidade que representam. Outro fator surpreendente foi a presença maciça dos índios Kaingang, Krenak, Terena, das Terras Indígenas Vanuíre e Icatu”, ressalta a gerente do museu, Tamimi Borsatto.

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
Dayane Malta – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8164
rmbeltrao@sp.gov.br
Ellen Oliveira – (11) 2627-8243
ellenoliveira@sp.gov.br

regua-de-logos-museu-india-vanuire-governo-sp

Todos os direitos reservados. © Museu Índia Vanuíre 2020.