As mulheres indígenas têm desempenhado um papel importantíssimo na luta pela autodeterminação de seus povos e na defesa de suas culturas. Elas, muitas vezes, representam a permanência das tradições e a transmissão de saberes dentro de seus respectivos povos. São importantes detentoras de conhecimentos e lideram movimentos que envolvem diversas questões relacionadas aos povos indígenas.
Para tentar mostrar um pouco da importância que essas mulheres têm, o Museu Índia Vanuíre desenvolveu a exposição virtual A Representatividade da Mulher Indígena no acervo do Museu Índia Vanuíre, que tem como objetivo trazer ao público os objetos que fazem parte do acervo da instituição e que foram confeccionados ou utilizados por mulheres indígenas de diversos povos.
A exposição é composta por 15 artefatos dos mais variados tipos: cestos, cerâmicas, cobertor, abano, bolsa, entre outros. Esses objetos mostram a diversidade de povos e destacam as habilidades e costumes de mulheres indígenas de diversos povos, como: Kaingang, Bororo, Tukano, Asurini, Karajá.
A autonomia e o protagonismo da mulher indígena devem ser apoiados e celebrados. Assim, o Museu Índia Vanuíre apresenta nesta exposição virtual o seu respeito e admiração por essas mulheres.
ACESSE AS FOTOS