Exposição “Cerâmica Terena: Preservando a Memória e a Tradição” continua em cartaz no Museu Índia Vanuíre

Publicado em: 23 de dezembro de 2022

Totalmente gratuita, a agenda ainda traz dica de leitura indígena e compartilhamento de curiosidades do acervo nas redes sociais

Continua em cartaz, de terça a domingo, das 9h às 18h, no Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, a exposição “Cerâmica Terena: Preservando a Memória e a Tradição”. A mostra traz peças produzidas pelos povos Terena, habitantes de terras indígenas do interior de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. São objetos como panelas, jarros, moringas e esculturas, entre outros. Alguns deles já fazem parte do acervo do museu, doados ainda nos anos 1970. Já outras obras contemporâneas da exposição foram adquiridas ao longo dos anos.

Além disso, pelas redes sociais, aos sábados, o Museu Índia Vanuíre sempre indica uma obra interessante para o público das redes sociais. São publicações relacionadas à temática do Museu e de fácil acesso por meio de livrarias online ou e-books gratuitos. Nesse sábado (24), às 12h, a dica será o livro “Debates sobre a questão indígena: histórias, contatos e saberes”, de Guilherme Galhegos Felippe e Maria Cristina dos Santos.

A instituição abriga um acervo expressivo que reúne peças da história da cidade, além de objetos e artefatos de diversos povos indígenas brasileiros. Com objetivo de levar ao público um pouco da riqueza desse acervo, o museu apresenta, às segundas-feiras, informações e curiosidades sobre a coleção. Na próxima segunda (26), às 12h, as redes sociais vão compartilhar a imagem de um vaso produzido em cerâmica.

Importante: Devido ao feriado do Dia de Natal, o Museu Índia Vanuíre não funcionará no domingo (25).

Visitação

O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).

ATENDIMENTO À IMPRENSA:

Núcleo da Notícia