Ir para o Conteúdo
  • aplique contraste

Em Tupã (SP), programação de férias continua no Museu Índia Vanuíre

Publicado em: 15 de julho de 2022

Agenda vai até o próximo dia 22, com brincadeiras, jogos, oficinas, roda de conversa, contação de história, dança, entre outras atividades gratuitas

Em Tupã (SP), a programação especial de férias do Museu Índia Vanuíre, instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, continua com uma série de atividades gratuitas para todos os públicos.   Na próxima terça-feira (19), das 9h às 11h, será realizada uma “Corrida das Cores” que vai utilizar um dado colorido e materiais recicláveis como garrafas plásticas e tampinhas. Ganha quem completar o percurso primeiro com a cor escolhida.    Já na quarta-feira (20), das 9h às 11h, Marisa Silva, professora de dança, ensinará movimentos básicos de danças afro para as crianças.   Na quinta-feira (21), das 9h às 11h, a instituição realiza uma contação de história inspirada na literatura de cordel, seguida de uma oficina de xilogravura, técnica milenar que apresenta várias possibilidades artísticas a partir de gravuras.    Finalizando na sexta-feira (22), das 9h às 11h, em uma roda de conversa, Susilene Deodato falará sobre os hábitos e costumes da etnia Kaingang. Após o bate-papo, as crianças participarão de uma oficina de confecção de artesanato indígena.    

Outras atividades   Além da programação especial de férias, todos os sábados, o Museu Índia Vanuíre indica uma obra de leitura aos seguidores das redes sociais. Neste sábado (16), às 12h, a recomendação será “Yahi Puiro Ki’ti: a origem da Constelação da Garça”, de Jaime Diakara. A obra faz parte da edição Nheengatu, tendo como objetivo apresentar às crianças e adolescentes conhecimentos dos povos indígenas da Amazônia.   Aos finais de semana, a instituição apresenta diversas ações no projeto “Família no Museu”, sempre das 10h às 16h. Este mês, o destaque é para o jogo “Separar vitrines” que consiste em apresentar imagens do acervo e, de acordo com a figura apresentada, o visitante deverá encontrar o módulo pertencente àquela imagem, promovendo a aprendizagem cultural.   O Museu Índia Vanuíre abriga um acervo expressivo que reúne peças da história da cidade, além de objetos e artefatos de diversos povos indígenas brasileiros. Com objetivo de levar ao público um pouco da riqueza desse acervo, o museu apresenta às segundas-feiras informações e curiosidades sobre a coleção. Na próxima segunda (18), às 12h, as redes sociais da instituição vão compartilhar imagens de um cinto dos “índios gigantes”. Acesse e confira.    

Visitação   O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).

Imagens relacionadas

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
baixar em alta resolução
Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
baixar em alta resolução


ATENDIMENTO À IMPRENSA:

Núcleo da Notícia
Assessoria de Imprensa – ACAM Portinari
www.gruponucleo360.com.br

André Luís Rezende – (16) 98142-4299
andrerezende@nucleodanoticia.com.br
Bruna Melo – (16) 99233-1823
bruna@nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br

régua de logos, com a logo da acam portinari, museu índia vanuíre e governo do estado de são paulo

Todos os direitos reservados. © Museu Índia Vanuíre 2020.
string(0) ""