Divulgação do acervo do Museu nas redes sociais

Publicado em: 13 de novembro de 2020

O Museu Índia Vanuíre possui uma quantidade considerável de objetos sob sua guarda. São peças de origem histórica e etnográfica, compostas dos mais variados materiais e com diversas funções. Na exposição de longa duração é possível ver um recorte do acervo, mostrando a riqueza e a diversidade que o compõe. No entanto, boa parte desses objetos está na reserva técnica. Assim, o público que visita o Museu não chega a conhecer a totalidade das coleções que estão sob a guarda da instituição, ficando as demais peças restritas às visitas técnicas (pesquisadores e equipes de outros museus que gostariam de conhecer esse trabalho).

Num esforço de buscar dar visibilidade para as coleções que ficam armazenadas na reserva técnica, foram pensadas estratégias, considerando o momento de isolamento social e a intensificação da presença do Museu nas redes sociais, para divulgar esses objetos e levar ao conhecimento do público a diversidade das coleções do Museu Índia Vanuíre.

Nesse sentido, foi criada uma publicação semanal (toda segunda-feira) para as redes sociais com o intuito de divulgar uma peça do acervo e informar ao público sobre sua função, materiais que a compõe, curiosidades, entre outras informações que forem necessárias. É um modo de fazer com que esses objetos que não estão em exposição cheguem ao conhecimento do público que acompanha o Museu no ambiente virtual.

O Museu Índia Vanuíre tem como missão preservar, valorizar e difundir patrimônio histórico e patrimônio etnográfico indígena (MUSEU H. P. ÍNDIA VANUÍRE, 2018). Sendo assim, a reserva técnica, enquanto setor responsável pela guarda e manutenção correta dos acervos, também busca comunicar os acervos que não estão expostos, mostrando a importância de preservar tais objetos para que as futuras gerações possam ter contato com elas.

MUSEU H. P. ÍNDIA VANUÍRE. Plano Museológico. Brodowski: ACAM Portinari, 2018.