Dia Internacional dos Povos Indígenas é celebrado em Tupã com programação especial

Publicado em: 30 de julho de 2015

De 4 a 9 de agosto, o Museu Índia Vanuíre realiza diversas ações para promover a reflexão e o debate sobre a questão indígena na região e no Brasil

De 4 a 9/8, o Museu Índia Vanuíre , instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo administrada em parceria com a ACAM Portinari, realiza a IV Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas (9/8). A ação tem como objetivo ampliar reflexões sobre as questões indígenas na atualidade, além de aproximar o cidadão de Tupã e de outros municípios do modo de vida indígena, em particular dos moradores das terras indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá (Kaingang, Krenak, Guarani e Terena).

Para a gerente da instituição, Tamimi Rayes Borsato, a agenda é uma oportunidade única de convívio e de conhecimento, desfazendo estruturas que consolidam ideias errôneas e limitadas sobre os índios no Brasil e os indígenas presentes na região. “A Semana Tupã é uma oportunidade única de convívio e de conhecimento, desfazendo estruturas que consolidam ideias errôneas e limitadas sobre os índios no Brasil e os indígenas presentes na região”, explica.

Entre as atividades, serão oferecidas oficinas de artes e cultura indígena, mostra de filmes, festival de dança, além de o contato real dos participantes com os moradores das terras indígenas locais durante a ação “Índio no Museu”. Para o público indígena, a instituição oferecerá um curso para produção de projetos pra que eles adquiram conhecimento sobre como concorrer a editais e programas de auxílio cultural.

O Museu está localizado à rua Coroados, nº 521, no Centro. Outras informações pelo (14) 3491-2333 ou pelo www.museuindiavanuire.org.br. A participação é gratuita.