#CulturaEmCasa continua no Museu Índia Vanuíre

Publicado em: 16 de junho de 2020

Dicas de leitura, oficinas criativas e muita cultura esperam pelos seguidores do Museu Índia Vanuíre – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – nesta semana.

Hoje (16), as educadoras Gabriela Sanches e Uiara Potira ensinarão as crianças a produzirem um porta-retrato personalizado com tema junino e enfeites temáticos. Além de ser um objeto decorativo, elas poderão armazenar fotos e eternizar momentos de toda a família.

Outra atividade imperdível será a oficina de lanterna de papel, também em clima de festa junina.

Sexta-feira (19) será dia de conhecer os cineastas indígenas. Para homenagear o Dia do Cinema Brasileiro, o Museu apresentará o projeto realizado, em 2019, pela UNESCO: Festival de Cinema Indígena Online. Vindos de diversas etnias, eles se tornaram narradores de suas próprias histórias e trouxeram um olhar diferente para essa área.

Quem quiser aproveitar o sábado (20) com um bom livro, a equipe do espaço cultural indicará uma obra que aborda o Brasil como um dos países mais miscigenados do mundo. Resultado da contribuição de vários povos, essa diversidade formou a identidade nacional com indígenas, os primeiros colonizadores (os portugueses) e imigrantes (franceses, holandeses, italianos, japoneses, alemães, entre outros), e os negros vindos da África. Os interessados em participar das atividades on-line do Museu Índia Vanuíre devem ficar ligados nas redes sociais (@museuindiavanuire). Todas as atividades do #CulturaEmCasa serão veiculadas, também, por uma página especial: https://www.museuindiavanuire.org.br/culturaemcasa.