Cultura e Questões Indígenas em Foco é nesta sexta-feira (30)

Publicado em: 26 de agosto de 2019

Ação no Museu Índia Vanuíre é aberta ao público e gratuita

Nesta sexta-feira (30), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, promove mais uma edição do Cultura e Questões Indígenas em Foco. A participação é gratuita e toda a população está convidada.

“Com essa ação mensal estimulamos as novas gerações a reconhecerem a contribuição dos diversos grupos indígenas para a formação do país e, principalmente, da nossa região”, explica Tamimi Borsatto, gerente do equipamento cultural.

Será exibido um documentário no auditório da instituição, seguido por uma roda de conversa com o público. O vídeo escolhido para apresentação é o episódio “Primeiros Contatos”, da série “Índios no Brasil”. Trechos do filme “Sertão, Entre os Índios do Brasil Central”, de Genil Vasconcelos, também mostrarão o primeiro contato de índios Xavantes, da região Centro-Oeste, com não índios, na década de 50. Ainda, o episódio traz cenas do filme “Guerra de Pacificação na Amazônia”, de Yves Billion, e aborda os impactos sofridos pelos índios do noroeste do Brasil pelo contato com as frentes de expansão, na década de 70.

Os interessados em participar devem comparecer ao museu na sexta-feira (30) às 9h ou às 14h. Não é necessário efetuar inscrição prévia. Mais informações pelo site www.museuindiavanuire.org.br ou pelo telefone (14) 3491-2333.

Serviço:

Cultura e Questões Indígenas em Foco