Ir para o Conteúdo
  • aplique contraste

Conservação de indumentária etnográfica.

Publicado em: 1 de maio de 2021

O “Código de Ética do ICOM para Museus” estipula padrões mínimos para a atuação dos museus e de seus profissionais. Um dos princípios estabelecidos nesse código afirma que “os museus têm o dever de adquirir, preservar e valorizar seus acervos, a fim de contribuir para a salvaguarda do patrimônio natural, cultural e científico” (ICOM, 2009, p.14). Seguindo esse princípio, o Museu Índia Vanuíre mantém um olhar atento e constante sobre a conservação dos acervos sob a sua guarda, seguindo seu Plano de Conservação Preventiva e as diretrizes propostas pelo Programa de Acervo.

Entre os objetos etnográficos há preponderância de suportes materiais dos tipos vegetal e animal, como: armamentos feitos a base de madeira; adornos que utilizam sementes, plumárias e ossos de animais em sua constituição; indumentárias que tem como base a fibra vegetal; entre outros. Esses objetos demandam maior frequência na avaliação de conservação dos objetos, por se tratarem de materiais que deterioram com mais facilidade.

Objetos etnográficos raramente devem sofrer intervenções de limpeza e restauro, pois carregam evidências etnológicas importantes e isso pode ser alterado ou perdido dependendo da intervenção realizada. Apesar dessa ressalva, é recomendada uma higienização delicada nesses objetos, para evitar possíveis danos às peças causados por sujidades ou micro-organismos. Assim, nesse trimestre, o foco da conservação do Museu foram as saias Guajajara. São saias que tem como suporte materiais em fibra vegetal e são adornadas por sementes e/ou plumárias. Foram higienizadas e acondicionadas de maneira adequada.

A conservação preventiva dos objetos etnográficos é importante para resguardar esses patrimônios, possibilitando a sua futura disponibilidade. O Museu Índia Vanuíre compreende a importância da salvaguarda desses objetos para as futuras gerações e realiza o trabalho de preservação buscando atingir essa meta.

MUSEU H. P. ÍNDIA VANUÍRE. Plano de Conservação. Brodowski: ACAM Portinari, 2017.

ICOM-BR. Código de ética para museus do ICOM. 2009.

régua de logos, com a logo da acam portinari, museu índia vanuíre, cultsp e governo do estado de são paulo

Todos os direitos reservados. © Museu Índia Vanuíre 2020.
string(0) ""