Confira a exposição temporária em cartaz no Museu Índia Vanuíre

Publicado em: 11 de julho de 2013

Abordando a arte e a cultura material e imaterial Kanhgág, a mostra entra em cartaz no dia 30 de junho (domingo), às 15h

Está em cartaz no Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em parceria da ACAM Portinari, em Tupã (SP), a nova exposição temporária “Arte, Cultura Material e Imaterial Kanhgág”. A mostra apresenta os artefatos confeccionados por índios Kanhgág (Kaingang) das terras indígenas de Nonoai e de Iraí, no Rio Grande do Sul. Aberta à comunidade e com entrada gratuita, a visitação acontece de terça a domingo, das 9h às 17h.

Com cerca de 100 peças, que incluem fotografias, cestarias e adornos, a exposição traz as representações contemporâneas do Povo Kanhgág sobre suas culturas material (artefatos) e imaterial (grafismo/pintura corporal). A montagem busca identificar e revitalizar a estética da “arte Kanhgág” e registrar em vídeo e em fotos o cotidiano na aldeia, as manifestações étnico culturais e eventos importantes na vida do Povo Kanhgág, como o casamento e as celebrações do dia 19 de abril (Dia do Índio).

De acordo com o pesquisador Josué Carvalho – índio Kanhgág e curador da montagem -, cada peça, artefato, traço e evento presentes na mostra revelam valores, crenças e afirmações de identidade étnica, construindo um sentimento de pertencimento e evidenciando a organização simbólica dos mundos social, natural e sobrenatural. “Buscamos aqui também, imprimir o olhar do Povo Kanhgág para sua própria cultura tradicional e representá-la a partir de elementos como a cestaria, adornos, fotografias e vídeos em diferentes momentos e contextos na vida diária de seus integrantes”, explica Carvalho.

Serviço:

Exposição “Arte, Cultura Material e Imaterial Kanhgág”
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Horário: de terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada: gratuita

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9233-3014