O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Museu India Vanuíre e ACAM Portinari, informam:
EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA
“MEMÓRIA SILENCIADA: A PRESENÇA NEGRA EM TUPÔ
“Minha luta diária é para ser reconhecida como sujeito, impor minha existência numa sociedade que insiste em negá-la” (Ribeiro, 2015. p 01)
.
Como muitas cidades brasileiras, Tupã recebeu, para além de espanhóis, italianos e letões, uma população negra. Em meados de 1920, enquanto a ocupação da região se intensificava, a escravidão já havia chegado ao fim e muitos ex-escravizados, vindos de outros lugares do país, buscavam oportunidades nas lavouras de café que avançavam pelo interior do Estado de São Paulo. Porém, mesmo contribuindo para a infraestrutura urbana e o espaço rural, a ausência de registros históricos indica o não reconhecimento oficial das manifestações culturais e religiosas de matriz africana, assim como os saberes tradicionais e festas populares dessa população.
Por muito tempo, a história foi narrada a partir de uma perspectiva centrada no homem branco e em seus feitos, silenciando outras vozes e experiências. Esse apagamento também se refletiu nos registros oficiais sobre a história da cidade de Tupã, contribuindo para a construção de uma memória que não contempla as diversidades presentes em sua formação social.
A luta pela identidade e memória da população negra em Tupã é caracterizada pelo resgate dessa história sistematicamente omitida, perpetuando uma imagem de homogeneidade e brancura na figura de Souza Leão e das colônias de imigrantes, quase todas europeias.
Assim, alinhado aos valores defendidos pelo Museu Índia Vanuíre — em especial, o “respeito à vida e às pessoas, sem distinção por características individuais” —, o Museu apresentou ao público a exposição temporária “Memória Silenciada: A Presença Negra em Tupã”. A mostra propõe uma reflexão sobre o apagamento histórico das populações negras na cidade e busca dar visibilidade a essas trajetórias, por muito tempo invisibilizadas.
Nos últimos anos, os movimentos sociais e pesquisadores têm trabalhado para recuperar a memória histórica dos negros em Tupã, destacando suas contribuições para o crescimento e desenvolvimento do município. Esse esforço busca valorizar as práticas culturais e legados dessa população, promovendo uma reflexão sobre questões raciais e a importância de integrar essas histórias na sociedade local, desafiando a narrativa de exclusão e apagamento.
A exposição levanta essas questões e as expõem por meio de registros visuais e entrevistas com depoimentos de pessoas pretas que vieram para o município e que contribuíram para o desenvolvimento local.
Ainda como parte da valorização dessa história, o Museu Índia Vanuíre, por meio da equipe educativa, desenvolveu um jogo da memória temático que estimula a reflexão sobre a história da escravidão e o movimento negro do município. Essa atividade ocorreu por meio do projeto “Família no Museu”, realizado com o público visitante nos finais de semana.
REFERÊNCIAS
GOMES, L. N. O movimento negro educador: Saberes construídos nas lutas por emancipação. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=1j2WDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT2&dq=artigos+de+Nilma+Lino+Gomes&ots=F19tHfLJHN&sig=ZJ_rHr0-wfrOnE6Fx_CV2gf7Zco#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 08 jan. 2025
GOMES, L. N. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. RBPAE. v. 27. n.1. p. 109-121. jan./abr. 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19971/11602. Acesso em: 08 jan. 2025.
MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO ÍNDIA VANUÍRE. Plano Museológico. Brodowski. ACAM Portinari. SEC. 2018.
RIBEIRO, D. A luta de Djamila Ribeiro. Revista Trip UOL. Disponível em: https://revistatrip.uol.com.br/tpm/a-luta-de-djamila-ribeiro. Acesso em: 19 jan. 2025.
SCHWARCZ. L. M. O espetáculo das raças. São Paulo: Cia das Letras, 1993.
SCHWARCZ. L. M. Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na sociedade brasileira. São Paulo: Ed. Claro Enigma, 2013.