O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Museu India Vanuíre e ACAM Portinari, informam:
ARTESANATO E CULTURA
Exposição “A Arte e o Saber Ancestral dos Artesanatos Indígenas do Oeste Paulista”
“A arte indígena brasileira é uma forma de expressão criativa e significativa dos povos nativos que habitam o Brasil há milhares de anos. Essa arte é uma manifestação da identidade cultural desses povos, representando suas crenças, tradições e modos de vida. Cada etnia indígena possui sua própria forma de arte, com técnicas e simbolismos específicos”
(Oliveira, 2024, p. 01).
O museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre apresenta a exposição temporária “A Arte e o Saber Ancestral dos Artesanatos do Oeste Paulista”, que dá visibilidade à diversidade dos artesanatos dos povos indígenas do Oeste Paulista. A mostra foi elaborada a partir da parceria entre o Museu Índia Vanuíre e moradores das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá, que buscam valorizar e promover seu patrimônio cultural.
A exposição temporária é composta por peças de artesanato que nos permitem conhecer as tradições, culturas e habilidades artísticas transmitidas por gerações. Como bem lembra o Conselho Indígena de Roraima (2024), a arte dos povos indígenas é uma valiosa ferramenta para entender e valorizar a diversidade cultural do Brasil. Ela desafia estereótipos e proporciona uma visão verdadeira e rica das comunidades indígenas, contrastando com narrativas históricas distorcidas e preconceituosas.
Todas as peças são produzidas por artesãos Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandeva. Estão expostas peças de cerâmica, cestarias, armas, vestimentas e adornos de vários tipos.
Em conjunto com os artesanatos, são disponibilizados depoimentos de artesãos que produziram as peças nos quais contam o processo de escolha das matérias-primas e o passo a passo da manufatura dos objetos. São narrativas únicas e muito relevantes para a manutenção das tradições e da identidade de cada um desses povos indígenas.
Nas visitas educativas, a equipe do Museu promove diálogos acerca da importância da transmissão dos saberes, da produção dos artesanatos e das características artísticas das peças em exposição, além de contar com a presença de parceiros dos povos indígenas que colaboraram e dialogaram com o Museu e com a exposição.
Nestes diálogos, são apresentados aspectos específicos de cada povo indígena na produção de suas peças, o que nos permite elaborar reflexões sobre a diversidade cultural dos povos originários da nossa região e do Brasil.
Professor(a), a relação museu-escola é de grande importância para o Museu Índia Vanuíre. Venha conhecer a diversidade cultural indígena por meio das nossas ações e exposições.
REFERÊNCIAS
INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL. Terras Indígenas no Brasil.
Disponível em: https://terrasindigenas.org.br/ Acesso em: 20 setembro 2024.
MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO ÍNDIA VANUÍRE. Exposição Temporária: “A Arte e o Saber Ancestral dos artesanatos indígenas do Oeste Paulista”. 2024.
CONSELHO INDÍGENA DE RORAIMA. Valorização do Artesanato Tradicional: Encontro reúne artesãos indígenas na região de Amajarí. Disponível em: https://cir.org.br/site/2022/03/29/valorizacao-do-artesanato-tradicional-encontro-reune-artesaos-indigenas-na-regiao-de-amajari/. Acesso em: 27 set. 2024.
OLIVEIRA, C. A Arte Indígena Brasileira e sua Relevância Cultural. Disponível em: https://culturanf.com.br/desvende-a-fascinante-arte-indigena-brasileira/. Acesso em: 16 out. 2024.