O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Museu India Vanuíre e ACAM Portinari, informam:          

Boletim 35 Tupã | Abril | 2024

JOGO DA MEMÓRIA TEMÁTICO COMO UM POTENCIAL RECURSO DIDÁTICO CULTURAL NO MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO INDIA VANUÍRE

“O brinquedo merece ser estudado por si mesmo, transformando-se em objetivo importante naquilo que revela de uma cultura“

(Prado, p. 110, 1996).

Os jogos de caráter lúdico têm como intuito impulsionar o desenvolvimento da percepção, imaginação, sentimentos e aquisição do conhecimento, configurando-se como um processo educativo que adota uma abordagem singular para a aprendizagem.

Ao proporcionar uma experiência fundamentada na ludicidade, são aplicadas estratégias que provocam a reflexão dos visitantes por meio de diversas abordagens educacionais, permitindo assim a adoção de uma perspectiva crítica e reflexiva. Utilizando jogos e brincadeiras alinhados à temática do Museu H. P. Índia Vanuíre, a abordagem lúdica na experiência está intrinsecamente relacionada às emoções, influenciando as interações e respeitando limites (Boletim Educativo, 2017).

Quando exploramos os jogos educativos, com destaque para o jogo da memória na exposição de longa duração Tupã Plural, percebemos sua eficácia como ferramenta importante no processo de aprendizagem não formal. Por meio de atividades lúdicas, esse jogo auxilia na formação de conceitos, fortalecendo o conteúdo apresentado pelo educador, promovendo a sociabilidade e cultivando a criatividade, motivação, espírito de competição e cooperação.

Em consonância com o Plano Educativo (2019) e o Plano Museológico (2018) da instituição, a equipe educativa do Museu Índia Vanuíre juntamente com a programação dedicam-se à estruturação e ao desenvolvimento de ações educativas socioculturais, visando estabelecer um contato enriquecedor com diferentes culturas. O objetivo é promover o conhecimento e o respeito pela diversidade cultural.

O jogo da memória, aqui abordado, visa desenvolver e refletir sobre os conteúdos, enfatizando a importância da valorização do patrimônio histórico e cultural.

Ao integrar informações do acervo nos jogos, os participantes reinterpretam o que aprenderam, estimulando uma revisão dos acervos sob novas perspectivas. Isso propicia reflexões e aprendizagens significativas, proporcionando um momento de socialização, afetividade e aprendizagem.

Ao considerar a relação Museu e Escola um tema de grande importância, o Museu oportuniza conhecer a diversidade cultural indígena por meio de diversas ações voltadas para a comunidade escolar, também a possibilidade de visita virtual, acesse o nosso site https://museuindiavanuire.org.br/ .

REFERÊNCIAS

BENJAMIM, W. Reflexões: a criança, o brinquedo e a educação. (M.V. Mazzari, Trad). São Paulo: Summus, 1984.

BROUGÉRE G. Brinquedo e cultura. São Paulo: CORTEZ, 2001.

MURCIA, J.   A. M. Aprendizagem através do jogo. Porto Alegre: Artmed, 2005.

MUSEU HISTÓRICO E PEDAGOGICO INDIA VANUIRE. Boletim Educativo 2o Trim. 2017.  Disponível em: https://museuindiavanuire.org.br/boletim-para-educadores/. Acesso em: 02 mar. 2024.

PRADO DIAS, P. Brinquedo e Cultura. ed. Coleção Questão da Nova Época. v. 43. São Paulo. 1996.

ROSSETTO A. Jr.; ARDIGÓ, A. Jr.; MARTINS, C.; D’ANGELO, F. Jogos educativos, estrutura e organização da prática. São Paulo: Phorte Editora, 2010.

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