O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Museu India Vanuíre e ACAM Portinari, informam:          

Boletim 34 Tupã | Dezembro | 2023

OFICINA DE FÉRIAS E A DIVERSIDADE CULTURAL

“Trabalhar a cultura é trabalhar com a revolução do próprio homem: construção, continuidade e percepção.”

(MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2009, p.15)

Sabia que o Museu H. P. Índia Vanuíre prepara oficinas especiais durante      janeiro e julho? Se você não sabia, não se preocupe! Mantenha-se atento e descubra as emocionantes atividades que são oferecidas neste período.    

Com a chegada da     s tão aguardada     s férias escolares     , finalmente é hora de aproveitar o merecido descanso      após um semestre cheio de tarefas     . É o momento perfeito para escapar da rotina, deixar o celular de lado e desligar o despertador. É hora de se sentir livre e recarregar as energias do dia a dia. E já pensou em participar de uma experiência divertida de aprendizado com a cultura?

Então, não perca a oportunidade de participar das nossas oficinas de férias no Museu Índia Vanuíre. Aqui a diversão é garantida  em um ambiente descontraído e repleto de conhecimento para que as férias se tornem inesquecíveis!

Em consonância com o Plano Educativo (2019) e o Plano Museológico (2018) da instituição, a equipe educativa do Museu Índia Vanuíre juntamente com a programação dedicam-se à estruturação e ao desenvolvimento de ações educativas socioculturais, visando estabelecer um contato enriquecedor com diferentes culturas. O objetivo é promover o conhecimento e o respeito pela diversidade cultural.

Por meio de uma programação cuidadosamente elaborada, a equipe do museu busca garantir que o espaço museológico se torne uma referência para o convívio      comunitário e social, propiciando o desenvolvimento de relações fundamentadas em afetividade, solidariedade e respeito mútuo.

Assegurando dessa forma que o espaço museológico seja referência para o convívio comunitário e social para o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo, a equipe do Museu Índia Vanuíre se organiza para desenvolver atividades culturais para que as crianças possam se divertir e aproveitar as férias de uma maneira diferente e continuarem conectados com o ambiente cultural,     podendo conhecer novos colegas e garantindo a qualidade das férias escolares.

Nesse sentido, a equipe se empenha na organização de atividades culturais durante as férias, oferecendo às crianças a oportunidade de desfrutar de um tempo de lazer e aprendizado diferenciado.

O intuito é que as crianças se divirtam e, ao mesmo tempo, permaneçam conectadas ao ambiente cultural, podendo conhecer novos colegas e vivenciar      experiências enriquecedoras. Assim, o Museu Índia Vanuíre contribui para a qualidade das férias escolares, proporcionando momentos memoráveis de aprendizado e diversão em um ambiente culturalmente enriquecedor.

São atividades culturais com participação de indígenas de diferentes etnias, contadores de histórias e artesãos      contando também com a equipe educativa da instituição, que oferece oportunidades de aprendizagem e entretenimento para o público participante.

A educação não formal é uma das funções centrais dos museus, contribuindo para o fortalecimento cultural e regional. Para participar da próxima edição, acompanhe o site e as redes sociais do Museu Índia Vanuíre.

Professor(a), por considerar a relação Museu e Escola de grande importância, o Museu te convida a conhecer a diversidade cultural indígena por meio das nossas ações e exposições. Faça-nos uma visita, acesse o nosso site https://museuindiavanuire.org.br/ e fique por dentro da programação. Conheça também as ações desenvolvidas pelo Museu das Culturas Indígenas https://museudasculturasindigenas.org.br/

REFERÊNCIAS

GOVERNO FEDERAL: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Oficinas Culturais. Brasília: Universidade de Brasília, 2009. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=608-oficinas-culturais&Itemid=30192. Acesso em: 16 jul. 2023.

MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO ÍNDIA VANUÍRE. Plano Educativo. Brodowski. ACAM Portinari. SEC. 2019.

MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO ÍNDIA VANUÍRE. Plano Museológico. Brodowski. ACAM Portinari. SEC. 2018.

Venha conhecer, participar, compartilhar dos nossos projetos e atividades.