O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Museu India Vanuíre e ACAM Portinari, informam:          

Boletim 33 Tupã | Agosto | 2023

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA: CERÂMICA TERENA: PRESERVANDO A MEMÓRIA E A TRADIÇÃO

““[…]a cerâmica Terena tão bonita, tão linda né, vermelho, pintada de vermelho, bem alisada, então fica bem brilhoso”.

(Cândido Elias Mariano, Terena, 2022)

Desde que as temáticas expositivas estejam alinhadas com sua missão de acordo com o Plano Museológico, o Museu Índia Vanuíre realiza exposições temporárias, sejam elas próprias ou recebidas de outras instituições. Partindo desta perspectiva, desde dezembro de 2022, a instituição apresenta ao seu público a exposição temporária “Cerâmica Terena: Preservando a Memória e a Tradição”, com peças do acervo, a maioria doada nos anos 1970 e objetos contemporâneos que foram adquiridos pelo Museu.

De acordo com o Instituto Socioambiental, o povo Terena está localizado nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A produção de cerâmica tem presença fundamental na cultura material indígena, nas mais diversas etnias e povos indígenas do Brasil. O povo Terena mantém essa tradição até os dias de hoje.

A mostra temporária que também tem sua apresentação na língua do povo Terena destaca as especificidades da cerâmica desse grupo e, por meio de depoimentos, busca valorizar as relações estabelecidas a partir da história, memória, cotidiano, transmissão do conhecimento entre gerações e a manutenção da tradição, como um elo entre o passado e o presente.

Dentre as atividades propostas, propõem-se nas visitas educativas, diálogos acerca da importância da transmissão dos saberes, de geração em geração, além de contar com a presença em rodas de conversa, de parceiros Terena que colaboraram e dialogaram com o Museu e com a exposição.

Aspectos específicos de cada cultura indígena também são dialogados, visto que cada grupo tem seu modo de vida, neste caso aborda-se sobre o respeito às tradições culturais. Essa especificidade é observada na confecção da cerâmica em que cada povo indígena apresenta técnicas, matérias-primas e formas de uso diversas. Nessas ações dialógicas, a diversidade cultural indígena é apresentada, refletindo sobre os povos e línguas indígenas existentes no Brasil.

Nos relatos apresentados, pode-se compreender que atualmente, é mais dificultoso encontrar as matérias-primas para a confecção da cerâmica Terena.

De acordo com observações citadas por Julia Prado, Terena da Aldeia Babaçu (Miranda/MS),

 “[…] essa argila, não é fácil pra gente buscar no mato, ela é pesada […] a gente sofre pra carregar ela. A gente tem que fazer que nem formiguinha, carregando de pouquinho em pouquinho”.

Deolinda Pedro, da Terra Indígena Icatu (Braúna/SP), em seu depoimento para a exposição temporária também relata que a “[…] cerâmica Terena aqui a gente não acha a tinta vermelha, sabe? Aí a gente tem que fazer ela pura, depois de queimada ela fica branca”.

Para conseguirem as tintas vermelha e branca, Deolinda destaca que os Terena da Terra Indígena Icatu solicitam aos Terena do Mato Grosso esse material, que é difícil de ser trazido.

O Terena Rodrigues Pedro, da Terra Indígena Icatu (Braúna/SP), ressalta sobre o uso da cerâmica confeccionada por seu povo. De acordo com o indígena, “minha tia Terena fazia cerâmica de todo jeito, […] moringa, pote de carregar, carregar água. De primeiro não tinha lata, não existia lata é só de cerâmica, pote ou panela, panela de barro”.

Cândido Mariano Elias, Terena da Terra Indígena Icatu (Braúna/SP), enfatiza a importância de preservar as culturas indígenas e destaca “[…] que a nossa cultura nunca acabe, mas tá difícil trabalhar pra cultura porque muito esqueceu da cultura, a tua cultura verdadeira”.

Professor(a), por considerar a relação Museu e Escola de grande importância, o Museu te convida a conhecer a diversidade cultural indígena por meio das nossas ações e exposições. Faça-nos uma visita, acesse o nosso site https://museuindiavanuire.org.br/ e fique por dentro da programação. Conheça também as ações desenvolvidas pelo Museu das Culturas Indígenas https://museudasculturasindigenas.org.br/

REFERÊNCIAS

INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL. Povo Terena.  Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Terena#Atividades_produtivas. Acesso em: 02 jun. 2023.

MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO ÍNDIA VANUÍRE. Exposição Temporária: “Cerâmica Terena: Preservando a Memória e a Tradição”. 2022.

Venha conhecer, participar, compartilhar dos nossos projetos e atividades.