O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Museu India Vanuíre e ACAM Portinari, informam:          

Boletim 32 Tupã | Abril | 2023

AGUÇANDO AS MEMÓRIAS: PINTURAS EM TELAS

“Não importa se a estação do ano muda… Se o século vira, se o milênio é outro. Se a idade aumenta… Conserva a vontade de viver, não se chega à parte alguma sem ela”.

(Fernando Pessoa)

Por meio de suas coleções, o Museu Índia Vanuíre exerce um importante lugar voltado à sociedade, assim sendo, um dos objetivos do museu é ampliar o acesso à cultura material musealizada, favorecendo por meio de ações educacionais a prática da cidadania e da sociabilidade, possibilitando desta forma, reavivar a cultura de pessoas nela envolvidas, fazendo com que a bagagem cultural de cada um seja compreendida e respeitada.

Pensando nesta vertente, o Projeto Aguçando as Memórias, desenvolvido com o público idoso, foi reestruturado de forma a contemplar uma nova proposta em que valorizasse as diferentes sensações e emoções trazidas pela memória histórica vivenciada por cada participante.

Segundo o Ministério da Saúde atualmente os idosos representam:

14,3% dos brasileiros, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. E, em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. Em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos saindo de 45,4 anos, em 1940, para 75,4 anos, em 2015. O envelhecimento da população tem impactos importantes na saúde, apontando para a importância de organização da rede de atenção à saúde para a oferta de cuidados longitudinais. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2023, p. 01).

Em consonância com o Plano Museológico e o Plano Educativo da instituição, o Núcleo de Educação visa à comunicação com seu público, estimulando a sociabilidade, prazer, ludicidade, aprendizagem, valorizando a autoestima dos indivíduos, a imaginação dos mesmos, provocando a curiosidade e interatividade, fazendo com que o público envolvido reflita, pense e questione.

De acordo com Bruno (2006), a museologia tem possibilitado uma contribuição singular no que se refere à valorização da autoestima, como também, vem colaborando com o refinamento da noção de pertencimento, assim, contribuindo com a inclusão social e cultural do idoso. Deste modo, aos integrantes do Projeto Aguçando as Memórias são desenvolvidas atividades que possibilitam a convivência, tendo em vista a troca de experiências que estimulam a participação no desenvolvimento de atividades educativas e culturais que proporcionam a valorização pessoal e melhoria da autoestima de cada integrante do grupo.

Partindo dos princípios aqui enunciados, as ações estruturadas englobam os sentimentos, memórias, atitudes, expectativas e seu poder de criar e modificar tudo a sua volta.

Finalizando o quadrimestre, o grupo desenvolveu uma atividade de pintura em tela transpondo seus sentimentos em sua tela com apoio

de uma profissional, onde a mesma ministrou técnicas de desenhos propiciando a harmonização das cores e formatos, proporcionando aos idosos desenvolverem sua coordenação motora, capacidade de organização, servindo também como um recurso terapêutico.

Em depoimento para as redes sociais, a senhora Dirce Cano, uma das participantes do projeto, comentou que a pintura em tela foi uma experiência maravilhosa e que jamais imaginava conseguir realizar uma atividade deste nível. Para ver mais depoimentos, acesse: https://www.facebook.com/museuindiavanuire/photos/pcb.5986825118022933/5986823408023104.

Finalizando as ações do projeto, a partir dos trabalhos de pintura em tela desenvolvidos pelos participantes, foi inaugurada uma Exposição Temporária para que o público visitante pudesse conhecer o trabalho realizado.

REFERÊNCIAS

BRUNO, M. C. O. Museologia e Museus: os inevitáveis caminhos entrelaçados. Cadernos de Sociomuseologia, n 25, Lisboa: ULHT, 2006. Disponível em: chromeextension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-07112016124201/publico/OlgaSusanaAraujoREVISADA.pdf. Acesso em:

MINISTÉRIO DA SAÚDE: 01/10 – Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/01-10-dia-nacional-do-idoso-e-dia-internacional-da-terceira-idade/. Acesso em: 01 fev. 2023.

MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO ÍNDIA VANUÍRE. Plano Educativo. Brodowski. ACAM Portinari. SEC. 2019.

MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO ÍNDIA VANUÍRE. Plano Museológico. Brodowski. ACAM Portinari. SEC. 2018.

MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO ÍNDIA VANUÍRE. Plano Museológico. Brodowski. ACAM Portinari. SEC. 2018.

MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO ÍNDIA VANUÍRE.  Pintura em Telas: Aguçando as Memórias. Tupã, 31 jan. 2023. Facebook. Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre. Disponível em: https://www.facebook.com/museuindiavanuire/photos/pcb.5986825118022933/5986823408023104/. Acesso em: 31 jan. 2023.

Venha conhecer, participar, compartilhar dos nossos projetos e atividades.