Caso não esteja visualizando, veja aqui.

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Museu Índia Vanuíre e ACAM Portinari, informam:

Boletim 28
Tupã | Dezembro | 2021

CAPACITAÇÃO VIRTUAL PARA PROFESSORES

“Aprendizagem é um processo contínuo e a educação é caracterizada por saltos qualitativos de um nível de aprendizagem a outro, daí a importância das relações sociais culturais.”

VYGOTSKY apud COELHO, PISIONI, 2012, p. 02

Cultura e educação devem andar de mãos dadas e os museus são locais potenciais para que essa importante relação aconteça. De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2020) do Museu Índia Vanuíre, os museus são considerados locais de memória, responsáveis pela preservação cultural do patrimônio, tendo como entendimento a prática social constitutiva da dinâmica cultural de nossa sociedade.

Os museus devem estar voltados à sociedade e seu desenvolvimento e envolvidos com as comunidades do seu entorno. Museus são fontes de interpretação e investigação, preservação e documentação cultural, ampliando a percepção e a construção identitária. As atividades educativas oferecidas ao público pelo Museu Índia Vanuíre são:

[…] mediações de visita, mostras de objetos, oficinas, cursos e outros eventos, e materiais – como modelos, jogos e publicações, tanto impressas quanto via internet, além de ações de apoio, entre eles, encontros para troca de experiências. (PLANO MUSEOLÓGICO, 2018, p. 36).

No que se refere aos professores, considerando-os como multiplicadores de conhecimento, o Museu desenvolve o projeto “Capacitação para Professores”, em que aborda diversos assuntos, a fim de promover reflexão e conscientização sobre temas transversais.

O projeto tem o foco voltado ao patrimônio cultural, como um importante suporte ao processo educacional e ao desenvolvimento social, visando promover a elaboração de projetos que multipliquem os conhecimentos compartilhados, enriquecer o conteúdo curricular dos professores e colocar as informações adquiridas em prática, em sala de aula, por meio de ações museológicas.

Nesse sentido, com o período pandêmico vivenciado devido à Covid-19 em 2020 e 2021, foram necessárias novas demandas. As escolas adaptaram sua forma de transmitir o conhecimento e o ensino passou a ser ministrado à distância, de modo remoto.

Dessa forma, a tecnologia torna-se uma grande aliada, pois possibilita a aproximação, interação e integração entre a sociedade e as instituições culturais e com isso, muitas transformações ocorreram no funcionamento dos equipamentos culturais e muitas adaptações foram realizadas para que o trabalho pudesse acontecer de uma forma segura, eficiente e significativa. (BORSATTO, MARTINS, OLIVEIRA, 2021, p. 01).

Pensando nessa vertente e visando à continuidade de apoio aos professores e interessados, o Núcleo de Educação iniciou uma série de vídeos educativos culturais, divulgados nas redes sociais da instituição, relacionados aos módulos da exposição de longa duração “Tupã Plural” (“Creio em Tupan”, Aldeia Indígena Vanuíre, Índios no Brasil, Representação Plumária no Acervo Indígena e Representação Tecida e Cesteira no Acervo Indígena) e da exposição temporária autonarrativa Ató Jagí Burum Krenak – Tecendo Saberes do Povo Krenak.

O programa de exposições trata de exposições de longa duração e temporárias, que são o principal meio de comunicação do museu com o público para apresentar seus objetos musealizados, outros elementos de patrimônio cultural e temas que promovem o cumprimento da missão institucional. (PLANO MUSEOLÓGICO, 2018, p. 36).

Essas ações abordaram conteúdos referentes a cada módulo expositivo, apresentando proposições de atividades correlatas às temáticas, além de referenciarem alguns dos programas desenvolvidos pela instituição.

A série é contributiva às aulas remotas, podendo subsidiar os docentes no desenvolvimento de atividades relacionadas aos conteúdos contidos nos módulos expositivos do Museu, utilizados como recurso complementar pedagógico, apresentando aos professores interessados as possíveis abordagens.

[…] o professor poderá trabalhar a interdisciplinaridade e temas transversais de uma forma descontraída, simples, lúdica e reflexiva, oferecendo ao estudante conhecimento e valorização da pluralidade do patrimônio sociocultural. (PLANO EDUCATIVO, 2020, p. 19).

Professores, acompanhem nossas ações e acessem aos vídeos citados:

https://www.facebook.com/museuindiavanuire/videos/516268323063010https://www.facebook.com/museuindiavanuire/videos/2832469480416566

https://www.facebook.com/museuindiavanuire/videos/1087705601968518
https://www.facebook.com/museuindiavanuire/videos/1605958962933504
https://www.facebook.com/museuindiavanuire/videos/810951666493955
https://www.facebook.com/museuindiavanuire/videos/2188997387904120

Cabe ressaltar que o Museu Índia Vanuíre disponibiliza em seu site institucional e redes sociais diversas ações voltadas para o público virtual: https://www.museuindiavanuire.org.br/

E, para realizarem a visita virtual e conhecerem o conteúdo institucional, o Museu convida a todos para fazerem uma visita virtual acessando o link: https://www.museuindiavanuire.org.br/visita-virtual/

REFERÊNCIAS

BORSATTO, T. D. R.;MARTINS, V. C.;OLIVEIRA, I.S. C.  Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre Significando e Ressignificando. Revista Museu. Disponível em: https://lnkd.in/er3N9wM. Acesso em: 29 set. 2021.

COELHO, Luciana.; PISONI, Silene. Vygotsky: sua teoria e a influência na educação. Revista e-Ped. v. 2, n. 1. ago. 2012.  Disponível em: http://facos.edu.br/publicacoes/revistas/e-ped/agosto_2012/pdf/vygotsky_-_sua_teoria_e_a_influencia_na_educacao.pdf. Acesso em: 29 set. 2021.

DEMO, Pedro. Conhecer e Aprender: Sabedoria dos limites e desafios. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. 2000.

MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO ÍNDIA VANUÍRE. Plano de Desenvolvimento Institucional. Brodowski. ACAM Portinari. SEC. 2020.

MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO ÍNDIA VANUÍRE. Plano Educativo. Brodowski. ACAM Portinari. SEC. 2019.

MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO ÍNDIA VANUÍRE. Plano Museológico. Brodowski. ACAM Portinari. SEC. 2018.

MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO ÍNDIA VANUÍRE. Projeto Capacitação para Professores – Creio em Tupan. Disponível em:

https://www.facebook.com/museuindiavanuire/videos/1087705601968518. Acesso em: 26 set. 2021

MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO ÍNDIA VANUÍRE. Projeto Capacitação para professores – Aldeia Indígena Vanuíre. Disponível em:

 https://www.facebook.com/museuindiavanuire/videos/1605958962933504.  Acesso em: 25 set. 2021

MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO ÍNDIA VANUÍRE. Projeto Capacitação para professores – Exposição Temporária Autonarrativa Ató Jagí Burum Krenak. Disponível em: https://www.facebook.com/museuindiavanuire/videos/810951666493955. Acesso em: 26 set. 2021.

MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO ÍNDIA VANUÍRE.  Projeto Capacitação para professores – Índios no Brasil. Disponível em:  https://www.facebook.com/museuindiavanuire/videos/2188997387904120. Acesso em: 25 set. 2021.

MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO ÍNDIA VANUÍRE.  Projeto Capacitação para professores – Representação Plumária no acervo indígena. Disponível em:

https://www.facebook.com/museuindiavanuire/videos/516268323063010. Acesso em: 26 set. 2021.

MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO ÍNDIA VANUÍRE.  Projeto Capacitação para professores – “Representação Tecida e Cesteira no Acervo Indígena”. Disponível em:

https://www.facebook.com/museuindiavanuire/videos/2832469480416566. Acesso em; 26 set. 2021.

MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO ÍNDIA VANUÍRE.  Público virtual. Disponível em: https://www.museuindiavanuire.org.br/. Acesso em: 26 set. 2021.

Venha conhecer, participar, compartilhar dos nossos projetos e atividades.