VOLTAR PARA O SITE
EXPOSIÇÃO VIRTUAL Ancestralidade, Cultura e Tradições em tempos de pandemia
Cultura Krenak
ᅠ
Montanha sagrada Sete Salões, Resplendor – MG. Lugar de refúgio do povo Krenak durante as perseguições dos colonizadores.
Momento de integração entre os povos Krenak de Vanuíre-SP e Krenak de Resplendor-MG nas águas do nosso velho pai, Rio Uatu. Momento de troca e renovação de energia.
Foto do nosso velho Rio Doce, Uatu, ainda com vida e com toda saúde do mundo.
Manifestação cultural que aconteceu na Terra Indígena Vanuíre-SP. Trata-se de um casamento tradicional que celebrou a união de dois jovens Krenak de territórios diferentes (Vanuíre-SP e Resplendor-MG).(foto: Eduardo Dantas)
Anciãos Krenak fazendo um momento de palestras, levando o conhecimento do povo Krenak e ensinando os descendentes a falar, também, com muita propriedade de sua história.
Thombeék rerré. Conversando com o fogo sagrado e pedindo para que todo o mal se afaste e que aumente a sabedoria de todos os guerreiros Krenak.
Ancião, Makian, João Burum rím em momento de dança na cabana sagrada, onde falamos com Deus para pedir proteção ao nosso povo. Momento também de troca de saberes com os jovens.
Mulheres Krenak, Helena (Lia) e Aline, mãe e filha, duas gerações, grandes guerreiras em momento de dança e troca de saberes.
Ritual Krenak. Momento de fala com Deus e busca da ancestralidade.
A relação entre todas as gerações de mulheres é de extrema importância na cultura Krenak.
Ouvidoria
Transparência
SIC