A importância do trabalho desenvolvido pela reserva técnica

Publicado em: 29 de outubro de 2020

As pessoas visitam os museus, conhecem suas exposições e absorvem diversas informações que ficam disponíveis, seja pelo Educador, seja pelos textos ou vídeos contidos em uma mostra. No entanto, muitos desconhecem o trabalho desenvolvido nos bastidores dessas instituições. São atividades técnicas que mantêm os museus funcionando.

Um projeto muito importante desenvolvido nos bastidores é a conservação dos acervos. Os objetos que estão sob a guarda de um museu devem ter uma rotina de higienização, acompanhamento e controle ambiental entre uma série de outras ações, o que demanda atenção e técnica. Além disso, a documentação desses objetos deve estar sempre organizada, para que o fluxo de informações seja funcional. O Museu Índia Vanuíre possui um Programa de Acervo que trata da conservação e documentação das coleções, além do controle de acesso aos objetos para pesquisa, exposições, atividades educativas, entre outras. O objetivo é preservar o patrimônio museológico, na dimensão física e no conjunto de informações para disponibilização pública no presente e para as gerações futuras, há uma equipe focada nessas questões, buscando sempre a manutenção ideal das coleções (MUSEU H. P. ÍNDIA VANUÍRE, 2018, p. 25).

Outro papel desenvolvido pela reserva técnica do Museu Índia Vanuíre é o de comunicar, para os grupos que visitam, por meio de palestras e oficinas, a importância e significado desse trabalho. Como estamos passando por um momento de isolamento social por conta da pandemia, o foco se voltou para as redes sociais e os contatos virtuais. Algumas dessas ações poderão ser conferidas no site do museu pelo link: www.museuindiavanuire.org.br/culturaemcasa/

É importante levar aos diversos públicos esses temas mais técnicos para que as pessoas compreendam a necessidade de uma equipe diversa dentro dessas instituições, principalmente nesse momento, em que os equipamentos estão fechados, mostrando que o trabalho é contínuo e imprescindível para a preservação da memória e cultura que estão sob a guarda dessas instituições.

MUSEU H. P. ÍNDIA VANUÍRE. Plano Museológico. Brodowski: ACAM Portinari, 2018.