Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), realiza atividade que destaca imagens e curiosidades sobre a cultura dos Kaingang e dos Krenak

Publicado em: 18 de novembro de 2022

Totalmente gratuita, a agenda ainda traz exposição de desenhos realistas, exibição de documentário da série “Índios do Brasil”, homenagem ao Dia do Radialista e dica de leitura com obra do escritor Daniel Munduruku, nas redes sociais

Nos finais de semana de novembro, das 10h às 17h, o Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, está apresentando imagens e curiosidades sobre os Kaingang e Krenak, habitantes da Terra Indígena Vanuíre.

Além disso, o público ainda pode prestigiar a mostra temporária “A CAPTURA, uma exposição de desenhos realistas”. Trata-se de uma coleção de 24 quadros com desenhos realistas pintados em grafite, assinados por Márcia Oliveira Saoncella. São imagens que retratam os povos originários de forma natural, transmitindo a percepção de que a obra é, de fato, uma representação fotográfica, por sua precisão.

Pelas redes sociais, aos sábados, o Museu Índia Vanuíre sempre compartilha uma obra interessante para o público das redes sociais. São publicações relacionadas à temática do Museu e de fácil acesso por meio de livrarias online ou e-books gratuitos. Nesse sábado (19), às 12h, a indicação será “O Karaíba: uma História do pré-Brasil”, de Daniel Munduruku.

A instituição abriga um acervo expressivo que reúne peças da história da cidade, além de objetos e artefatos de diversos povos indígenas brasileiros. Com objetivo de levar ao público um pouco da riqueza desse acervo, o museu apresenta, às segundas-feiras, informações e curiosidades sobre a coleção. Na próxima segunda (21), às 12h, as redes sociais vão publicar a imagem de uma guitarra havaiana elétrica, instrumento que fez parte da primeira banda formada em Tupã. Em seguida, serão compartilhadas imagens de objetos relacionados ao rádio, em homenagem ao Dia do Radialista, celebrado em 7 de novembro.

Já na sexta-feira (25), às 10h e às 14h, o auditório do museu será palco de mais uma edição do “Cultura e Questões Indígenas, em Foco”, exibindo o documentário “Filhos da terra”, da série “Índios do Brasil”, que mostra a relação íntima entre os indígenas e a natureza, abordando, como exemplo, os costumes do povo Ashaninka, do Acre, que caça e pesca respeitando um calendário baseado nas estações do ano e no ciclo de reprodução dos animais.

Visitação

O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).

baixar em alta resolução

ATENDIMENTO À IMPRENSA: