• aplique contraste

50ª Semana dos Povos Indígenas começa nesta terça-feira (12) no Museu Índia Vanuíre em Tupã (SP)

Publicado em: 11 de abril de 2022

Presencial e gratuita, programação acontecerá até o dia 24 de abril. Esta semana, atividades trazem cânticos, danças, objetos temáticos, pintura e debates sobre a cultura indígena

Começa nesta terça-feira (12) a 50ª Semana dos Povos Indígenas, realizada anualmente pelo Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari. O evento, que acontecerá até o dia 24 de abril, vai promover um grande encontro das culturas que habitam as terras indígenas Vanuíre e Icatú, no interior de São Paulo, com diversas atrações, sempre das 9h às 16h, e ainda contará com a participação de representantes dos povos Kaingang, Terena, Krenak e Guarani-Nhandewa.

No período da manhã desta terça-feira (12), a Kaingang, Dirce Jorge, vai apresentar objetos pertencentes ao museu Worikg, localizado na Terra Indígena Vanuíre. À tarde, Itauany Melo mostrará um slide com informações sobre o jovem na cultura Kaingang.

Já na quarta-feira (13), o Krenak, Gabriel Damaceno, contará curiosidades sobre a pintura Krenak. Ao final do bate-papo, vai realizar pinturas em guache convidando o público a participar. Em seguida, o Krenak, João Batista de Oliveira, curador da exposição Ató Jagi Burum Krenak, comentará sobre o processo de realização da mostra que pode ser visitada no Museu Índia Vanuíre.

A quinta-feira (14) ficará marcada por muita dança e cânticos indígenas. O Kaingang, Pedro Deodato, de 12 anos, vai participar de um bate-papo sobre alimentação indígena. Em seguida, ele e a mãe, Susilene Deodato, irão apresentar cânticos e danças Kaingang.

Visitação

O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h, sempre seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, incluindo a obrigatoriedade de apresentação de comprovante de vacinação completa. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).

Imagens relacionadas


Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Alisson de Oliveira Formenti
baixar em alta resolução



Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Divulgação
baixar em alta resolução



baixar em alta resolução


ATENDIMENTO À IMPRENSA:

Núcleo da Notícia
Assessoria de Imprensa – ACAM Portinari
www.gruponucleo360.com.br

André Luís Rezende – (16) 98142-4299
andrerezende@nucleodanoticia.com.br
Bruna Melo – (16) 99233-1823
bruna@nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br

regua-de-logos-museu-india-vanuire-governo-sp

Todos os direitos reservados. © Museu Índia Vanuíre 2020.